27/04/2021

O dia 2 de abril foi a data escolhida pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e ao longo de todo o mês de abril, são realizadas ações para dar visibilidade ao tema, ainda bastante desconhecido por uma grande parcela da população mundial.

A cor-símbolo da campanha é o azul, uma vez que o autismo atinge quatro meninos para cada uma menina, proporção que a ciência ainda não consegue explicar.

O objetivo é mostrar as características dessa condição, que não é uma doença; ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário, é preciso entender para incluir.

Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, a comunidade brasileira das pessoas com autismo, familiares e profissionais de saúde adotaram um tema único: “Respeito para todo o espectro” é o mote da campanha, e a hashtag #RESPECTRO está sendo usada nas redes sociais.

O autismo

O autismo, ou mais precisamente o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)  é caracterizado por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas subtipos tão variados que o termo “espectro” se mostra mais adequado. Há desde pessoas em que o autismo se apresenta associado a sérias doenças

e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas com diferenças sutis de comportamento, algumas das quais nem mesmo foram diagnosticadas.

Diferenças no desenvolvimento intelectual também são amplas, e em alguns casos, pessoas com o transtorno apresentam inteligência muito acima da média.

Para saber mais, e compreender melhor as pessoas com autismo, sugerimos alguns vídeos.

  • O Cérebro de Hugo: filme francês sobre o autismo.
  • Autismo e transição para a adolescência e vida adulta: roda de conversa com profissionais da saúde e pais de autistas.

Outros eventos